Como fazer um planejamento tributário?

Últimas notícias

Chegou o momento de aprender como criar a sua elisão fiscal. Confira o passo a passo a seguir:

 

Conte com ajuda especializada

Lidar com impostos e legislação tributária pode parecer desafiador para quem nunca precisou fazer isso antes. Por isso, uma forma de evitar problemas é contar com pessoas especializadas no assunto, que podem ajudar você a estruturar o seu planejamento fiscal do zero.

É importante mencionar que, com exceção de Microempreendedores Individuais, todos os tipos de empresa precisam contar com um profissional de contabilidade para acertar as questões tributárias. Uma assessoria contábil é suficiente para ajudar você a dar os primeiros passos.

 

Entenda o cenário da sua empresa

Se você já tem um negócio em funcionamento, esse é o momento de levantar os números relacionados ao desempenho da sua empresa, ou seja, o fluxo de caixa, com os valores que entram e saem.

No entanto, se você está começando o seu empreendimento agora, é importante elaborar uma projeção financeira do seu negócio.

 

Revise o regime tributário

Garantir que sua empresa esteja enquadrada no regime tributário certo é o primeiro passo para entender quais impostos são devidos e quais podem ser revisados.

Portanto, com a ajuda de um profissional da contabilidade, você vai avaliar quais são as atividades da empresa, qual é o modelo pretendido e, com isso, qual regime melhor se adequa.

 

Levante informações sobre o negócio

O próximo passo para fazer o seu planejamento tributário é verificar os balancetes, conferir os pagamentos de funcionários, fornecedores, prestadores de serviço e outras movimentações financeiras.

Aqui também entra a especificação dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, bem como as atividades desempenhadas.

 

Determine os objetivos da empresa

Elencar quais são os objetivos do seu negócio ajuda a entender quais atitudes precisam ser tomadas para que as metas se concretizem. Portanto, criar um cronograma de tarefas como parte do plano de ação para alcançar os objetivos, considerando os tributos previstos e os prazos para quitá-los.

 

Crie um cronograma tributário

Agora que você já sabe quais tributos precisa pagar e quando, é hora de organizá-los em um documento legível e de fácil acesso. Esse será o resultado do seu planejamento fiscal, um arquivo que ajudará, inclusive, a encontrar formas de pagar menos impostos por vias legais.

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados. Zuriel Contábil.

Olá! Preencha os campos para iniciar a conversa no WhatsApp