Para que o Imposto de Renda 2023 seja preenchido corretamente, um passo muito importante, essencial para o bom andamento do trabalho, é ter acesso ao Informe de Rendimentos. Esse documento é enviado tanto pelas fontes pagadoras, ou seja, de quem você recebeu algum rendimento como pessoa física
São comuns os informes enviados por bancos, sobre os rendimentos de capital, de imobiliárias, referentes a aluguéis, e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para aposentados e pensionistas.
A Receita Federal também disponibiliza online a cópia das informações declaradas por suas fontes pagadoras na DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte).
A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é a declaração apresentada por pessoas físicas e jurídicas à Receita Federal, onde informam os valores pagos a outras pessoas, as retenções realizadas e outras informações descritas em lei.
Porém, o sistema só apresentará os rendimentos depois que suas fontes pagadoras enviarem as informações à Receita Federal.
Vale lembrar que as informações apresentadas não subtituem o Comprovante de Rendimentos emitido pelas fontes pagadoras e também não necessariamente são a totalidade os rendimentos que o contribuinte está obrigado a informar. Porém, serve de referência para que a declaração seja entregue de forma correta. Se houver divergência nas informações, a fonte pagadora deve ser informada e, se necessário, a correção efetuada.
A consulta pode ser feita pelo portal E-CAC. O acesso também pode ser feito pelo site Gov.br.
© Copyright 2022. Todos os direitos reservados. Zuriel Contábil.